A terapia de casal acontece quando os parceiros se motivam a procurar ajuda tendo o foco na sua relação e nas dificuldades específicas que eles estão vivendo. Ela pode auxiliar o casal a solucionar impasses e melhorar o relacionamento, seja no casamento, no namoro ou no noivado.
A falta de tempo ou de habilidades interpessoais, afetiva e de comunicação podem gerar um afastamento do casal, que por sua vez, gera sentimentos como insegurança, rejeição e desamparo. O relacionamento funcional do casal depende de trocas, responsabilidades compartilhadas e reforçadas ao longo do tempo.
Durante a avaliação inicial o terapeuta avalia dados sobre a dinâmica e funcionalidade de determinados comportamentos, pensamentos e crenças de cada um, será desenvolvido um programa terapêutico sob medida, que deve intercalar sessões individuais e sessões com o casal.
Durante a terapia, diferentes aspectos do relacionamento são cuidados para solucionar as áreas de desequilíbrio e a intervenção é realizada considerando as diversas técnicas da Terapia cognitivo-comportamental e outras formas de enfretamentos desenvolvidos ao longo das nossas experiências como terapeutas.
Alguns dos objetivos na terapia podem ser:
– Desenvolver a comunicação
– Lidar com ciúmes e insegurança
– Identificar objetivos comuns
– Negociar e equilibrar as diferenças individuais dentro da relação
– Aprender a compartilhar responsabilidades dentro do relacionamento
– Desenvolver estratégias para manter e fortalecer o compromisso
– Lidar com eventuais sentimentos de competição
– Entender as necessidades próprias e do outro
– Superar a infidelidade ou traição
– Manter ou desenvolver a vida sexual satisfatória
– Melhorar a qualidade geral do relacionamento e a satisfação conjugal