Dimop Psicologia
Terapia Cognitivo-Comportamental

Terapia Cognitivo-Comportamental

A ansiedade, os medos (fobias), a depressão e diversos outras condições e adoecimentos mentais, sejam eles sintomas leves ou altamente debilitantes, são tratados pela Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

Através do desenvolvimento da relação terapêutica (vínculo saudável e produtivo entre o psicólogo e o paciente), desenvolve-se o entendimento dos sentimentos e pensamentos do paciente, para realizar o enfrentamento das crenças e comportamentos disfuncionais vividos pela pessoa que nos procura.

Outras características da TCC:

É baseada em evidencias cientificas: todas as estruturas e técnicas são comprovadas cientificamente com base em estudos e experimentos.

É uma abordagem estruturada: após o entendimento do problema o psicólogo elabora uma estrutura de tratamento baseada nos princípios teóricos da TCC e nas características do paciente, suas forças, limitações e história de vida.

É uma abordagem breve e focada no problema: considero cada ser humano único. Duas pessoas que sofrem de depressão vivenciam e desenvolveram esta doença de formas muito diferentes. Apesar disso, a terapia sempre visa tratar o problema de forma objetiva e no menor prazo possível.

A Terapia Cognitivo-Comportamental é focada no presente: isso não significa que desconsideramos a história de vida do paciente, pelo contrário, ela é extremamente importante para que possamos entender juntos como o seu sofrimento e suas angustias se desenvolveram. Contudo o enfrentamento e as mudanças ocorrem no presente, com intervenções diretas e focadas na mudança dos pensamentos e comportamentos vividos no aqui e agora.